Como fazer um Pitch?

Atualizado: 21 de Jun de 2019


O Pitch pode ter vários formatos, pois depende para quem será apresentado. Entretendo, o foco principal é sempre o mesmo: comunicar o valor do negócio. Pode ser tanto sobre um produto inovador como para uma solução de mercado.


Formato: desenvolva o pitch em um programa que possa editar e criar novas versões de forma rápida, sempre quando necessário: PowerPoint, Apresentação Google, etc. Salve o arquivo na extensão (tipo) PDF para enviar por e-mail ou para utilizar em eventos. É mais seguro.


Tempo: é muito relativo, em algumas oportunidades lhe darão 1 minuto de apresentação, em outras 1 hora. A questão é que você tem que saber explicar o modelo de negócio em qualquer tempo. Essa é a grande sacada. Se você estiver em um elevador com um investidor, tem que conseguir passar o que for mais importante antes de chegar no próximo andar. Entretanto, se o investidor gostar da sua ideia e quiser dividir um táxi, você tem que continuar sua apresentação por mais tempo e por isso precisa estar preparado. Também pode acontecer de agendar 1 hora de apresentação e por algum imprevisto só restar 15 min. Você consegue vender o seu negócio neste tempo?


Estrutura: depende de cada modelo de negócio e objetivo do pitch, então, segue alguns tópicos, escolha os que realmente agregar valor à sua apresentação.

  • Chamada, também conhecido como frase "pé na porta";

  • Dor ou oportunidade de mercado;

  • Proposta de Valor, diferencial competitivo;

  • Validação ou pesquisa de mercado;

  • Mercado demográfico, social, econômico e legislações;

  • Monetização;

  • Concorrentes;

  • Escalabilidade;

  • Projeção;

  • Equipe;

  • Hoje, status atual do negócio;

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